CAMP DE TRAIL RUNNING NA MADEIRA

CAMP DE 1 SEMANACORRIDA DE 1 DIA

Encaixadas no Atlântico entre a Europa e África, as ilhas da Madeira são um autêntico refúgio de beleza natural. As cores brilhantes das flores sobressaem entre o azul do mar e o exuberante verde da vegetação; este é um arquipélago com 60% de área protegida e onde está localizada a maior Floresta Laurissilva do mundo. Cinco continentes reunidos num só local, centenas de rotas únicas à espera de serem conquistadas! O seu campo de trail running será inesquecível!

Madeira: o desafio do Trail Running!

O Trail Running é uma modalidade de corrida realizada em terrenos irregulares, trilhos, subidas, descidas e estrada de terra batida. O seu grau de dificuldade é muito maior do que o das corridas tradicionais. No entanto, qualquer pessoa saudável pode praticar esta corrida todo o terreno desde que respeite as etapas de aumento progressivo do volume (distância e tempo) e intensidade (velocidade). No Trail Tunning, as pessoas encontram solidariedade, companheirismo, consciência ecológica e muito respeito entre os atletas. O Trail Runner é conduzido através de montanhas ou caminhos secundários, seguindo a sinalização, e este sente o prazer da surpresa de cada mudança climática, saboreia as transformações do percurso e aprecia a beleza das paisagens fabulosas que nunca se repetem.

A ilha da Madeira, graças ao seu relevo, clima e floresta, é um autêntico paraíso para a prática do Trail Running, modalidade desportiva que alia o prazer de correr à exploração da natureza. As levadas, que são muito procuradas pelos turistas que visitam a Madeira, são ótimos trilhos para correr na maravilhosa floresta Laurisilva da ilha. Contudo, como são geralmente planas, é necessário abandonar os trilhos mais usuais para descobrir descidas técnicas, subidas contínuas, escadas, pisos de diferentes tipo e todo um vasto leque de excelentes terrenos e percursos para treinos e competições de Trail Running por toda a ilha da Madeira. Na verdade, a convivência permanente entre o oceano e a montanha faz com que os trilhos madeirenses sejam os mais belos trilhos do mundo.

Desde 2004 que um grupo de sócios do Clube de Montanha do Funchal tinha por hábito efetuar, anualmente, a travessia da ilha, em menos de 24 horas. Ora, foi este grupo, constituído por Paulo Perdigão, Noel Perdigão, Nuno Gonçalves, Vítor Sousa, Marcelo Gaspar, Honório Teixeira, Sérgio Perdigão e Sidónio Freitas, que viria a dar origem ao evento MIUT® – Madeira Island Ultra Trail. No entanto, a modalidade desportiva designada por Trail Running apenas teve início no ano de 2008, com a organização do primeiro evento na Região Autónoma da Madeira.

Na 1ª edição, em 2008, 141 aventureiros enfrentaram o desafio de ligar o farol da Ponta do Pargo à cidade de Machico e, no ano seguinte, o local de partida recaiu sobre Porto Moniz, com 82 participantes. Todavia, em 2011, devido aos violentos incêndios que haviam devastado a região no mês de agosto de 2010, ano em que esta iniciativa não se realizou, o formato do percurso foi desenhado de forma circular, com partida e chegada a Porto Moniz, contando com a presença de 128 participantes. Em 2012, já com 303 participantes, foi recuperada a travessia, com inversão do sentido do percurso, ou seja, partida do Machico e meta em Porto Moniz.

A partir de 2013, os organizadores optaram definitivamente pelo atual percurso do evento, com partida de Porto Moniz e meta em Machico. A edição de 2013, com 449 participantes, marcou igualmente a entrada da prova no Circuito Nacional de Ultra Trail, sendo também Campeonato de Portugal de Ultra Trail, apurando, assim, os campeões nacionais ao Campeonato do Mundo de Ultra Trail, estatuto que viria a repetir-se em 2015.

Em 2014, o evento cresceu novamente no número de participantes, atingindo os 749. A 7.ª edição (2015) atingiu o número recorde de 1.329 participantes, de 36 nacionalidades, e elevou a fasquia desportiva do evento, integrando o restrito circuito do UTWT – Ultra Trail World Tour, com o estatuto de “future race”. Em 2016, já como prova integrante do circuito do UTWT, o evento atingiu novo recorde de 2.041 participantes oriundos de 41 países. Na sequência daquilo que tem acontecido nos últimos anos, o MIUT® tem continuado a crescer em participação, atingindo o número recorde de 2.490 participantes, oriundos de 45 nacionalidades.

Na ilha da Madeira existem dois grandes eventos de Trail Running: a nível internacional, o Madeira Island Ultra Trail (travessia da ilha desde Porto Moniz até Machico); a nível nacional, o Trail Porto da Cruz Natura, que passou a integrar, a partir de 2016, os Circuitos Nacionais organizados pela ATRP (Associação Trail Running Portugal).

O Trail Running alcançou desde 2012 uma tal dimensão na Madeira que, de dia para dia, há mais atletas a treinar e o número de inscritos nas diversas competições desportivas ao longo do ano vem confirmar que esta modalidade é das mais praticadas nesta região. A Madeira possui o primeiro percurso de treino autorizado e devidamente marcado de todo o país. O percurso de treino do Porto da Cruz, no Norte da Madeira, é mantido pela Junta de Freguesia local e oferece aos atletas 3 distâncias: 9km, 19km ou 35km. Os três percursos estão devidamente sinalizados e estão desenhados de forma circular (início e fim do percurso na Vila do Porto da Cruz).

Atualmente, existem cerca de 400 trailers, maioritariamente atletas do sexo masculino, que marcam presença regular nas várias provas organizadas ao longo do ano, todavia, tem sido verificada uma evolução do número de atletas que se preparam e participam nas provas mais longas (Ultra Trail). Em 2016, a Madeira passou a contar com três atletas reconhecidos pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude – como Atletas de Alto Rendimento nas modalidades de Trail Running, nomeadamente Leonardo Diogo, Luís Fernandes e Manuel Faria.

Luís Fernandes, natural da freguesia do Jardim do Serra, iniciou-se no Trail Running em 2012, conseguindo desde as primeiras provas excelentes resultados. Possui inúmeras vitórias e resultados relevantes mesmo a nível internacional, mas o grande destaque vai para a sua vitória no Madeira Island Ultra Trail de 2015, sendo o primeiro atleta da Madeira a vencer esta corrida, que é a maior competição de Trail Running em Portugal.

Leonardo Diogo é natural de Ribeira Brava e aparece no Trail Running logo no início do desenvolvimento desta modalidade desportiva na região e no país. É o atleta com mais provas internacionais e um nome conhecido já mundialmente. É uma das referências do Trail Running regional, com a sua boa disposição e magnífica aptidão para correr sempre entre os primeiros.

Manuel Faria esteve sempre ligado ao atletismo e ao Jardim da Serra e é um nome famoso do Trail Running da Madeira. Com uma postura serena e racional, é candidato à vitória de qualquer prova em que participe, marcando presença em provas nacionais e internacionais.

Contudo, hoje em dia, também se destacam atletas do sexo feminino no Trail Running da Madeira: Luísa Viveiros, que já ganhou competições importantes e tem conseguido bons resultados nas provas internacionais que se disputam na região; Olívia Sousa, que foi chamada à Seleção Nacional; Lúcia Franco, que desde 2015 tem sido a grande dominadora do Trail Running regional; Cristina Nascimento, que desde 2014 é presença habitual nos pódios de todas as provas de montanha da ilha da Madeira.

Além das provas de competição a nível regional na Ilha da Madeira, realizam-se também algumas provas pertencentes aos Campeonatos Nacionais de Trail Running organizados pela Associação Trail Running Portugal. Na época de 2017, essas provas foram: Ultra Trail São Vicente Porto Moniz, Trail Longo Curral das Freiras, Madeira Island Ultra Trail e Porto da Cruz Natura (no Trail Longo e Ultra Trail).

O Clube de Montanha do Funchal vai realizar, de 25 a 29 de abril de 2018, a 10ª edição do MIUT® – Madeira Island Ultra Trail, evento realizado na Ilha da Madeira, composto por quatro provas: MIUT, Ultra, Marathon e Mini, todas elas de formato linear. Os percursos das 4 provas do MIUT® atravessam zonas pertencentes aos concelhos de Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava, São Vicente, Santana, Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz e Machico.

Para os amantes do Trail Running, é possível descobrir a ilha desta forma, pois têm à sua disposição diversos percursos em zonas distintas: Trilhos na Calheta; Trilhos em Câmara de Lobos; Trilhos no Funchal; Trilhos em Machico; Trilhos na Ribeira Brava; Trilhos em Santa Cruz; Trilhos em Santana; Trilhos em São Vicente; Trilhos na Ponta do Sol; Trilhos no Porto Moniz; Trilhos no Porto Santo.

Nos Trilhos em Câmara de Lobos, Curral das Freiras é o local que faz muito amantes do Trail Running recordar o MIUT (Madeira Island Ultra Trail). Esta freguesia, totalmente rodeada pelas montanhas mais altas da Ilha, é o desafio ideal para quem adora subidas em alta montanha. Os acessos entre o Curral das Freiras e o Jardim da Serra são particularmente procurados para treinos muito duros quer em desnível quer em altitude, existindo dois acessos principais: a partir da Boca dos Namorados e da Boca da Corrida.

Nos Trilhos em Santana, encontra-se o pico mais alto da Madeira, o famoso Pico Ruivo. Esta zona apresenta uma diversidade de trilhos que oferecem as mais exigentes subidas e descidas, mas também as melhores paisagens que a ilha da Madeira tem para descobrir.

Os habitantes da ilha e os turistas estão cada vez mais encantados com o potencial da ilha da Madeira para a prática desta modalidade desportiva, que se insere no chamado turismo ativo e que privilegia o contacto com a natureza e o convívio saudável entre participantes, sendo tão importante o divertimento como a própria competição. Com uma beleza natural deslumbrante como pano de fundo, os praticantes encaram o Trail Running não apenas como uma corrida, mas como um estado de espírito, uma simbiose entre eles próprios e a natureza que os rodeia e lhes liberta a alma.

PACOTES E PREÇOS

Qualquer pacote pode ser personalizado de acordo com os seus requisitos.

*Oferta válida para um pedido mínimo de duas pessoas.

ENVIAR PEDIDO

Para calcular o custo, por favor especifique o pack escolhido, o número de atletas, datas preferenciais e duração da estadia e inclua os seus pedidos especiais e/ou questões.

Envie um email…

8 + 15 =

Ou uma mensagem rápida…