CURRAL DAS FREIRAS RUNNING TOUR

Altimetria 2806 m | Distância 30.4 km | Altitude min. 398 m | Altitude max. 1421 m

Percurso

Fonte dos Burros – Montado dos Aviceiros – Levada do Jardim da Serra – Boca dos Namorados

Com início no miradouro Boca dos Namorados, com uma vista pitoresca da vila de Curral das Freiras, começa uma descida até essa vila através de um longo trail técnico que termina em Lombo Chão, chegando a Curral das Freiras por segmentos de caminhos e ruas. Ao chegar ao centro de Curral das Freiras, o percurso prossegue através de alguns caminhos até ao lugar de Fajã Escura e entra num longo trail montanha acima com vistas dos pontos mais altos da Ilha da Madeira, prosseguindo até a um lugar chamado Relvinhas. Aqui, vira-se à esquerda e o trail continua subindo e descendo algumas escadas de basalto até Boca da Corrida, de onde se pode apreciar novamente uma vista panorâmica de Curral das Freiras sob uma perspetiva diferente. Em Boca da Corrida há um Posto Florestal onde é possível reabastecer água, se necessário. O percurso continua através de uma estrada de terra batida nas montanhas do Jardim da Serra, por Chão dos Terreiros e, depois, por Montado dos Aviceiros também numa estrada de terra batida, onde um trilho único leva diretamente ao Posto Florestal de Trompica. Daí, segue-se por uma estrada de terra batida até Fonte dos Burros, onde há vistas deslumbrantes de Serra D’Água, do planalto de Paúl da Serra e Encumeada.

A partir deste ponto, o caminho de regresso é feito por uma estrada de terra batida alternativa e entra-se novamente num trilho que leva de volta a Chão dos Terreiros, onde se continua por um caminho no Monte dos Aviceiros, depois de virar à esquerda para Levada do Jardim da Serra.