FOLHADAL RUNNING TOUR

Altimetria 2331 m | Distância 18.2 km | Altitude min. 925 m | Altitude max. 1509 m

Percurso

Encumeada – Folhadal – Pináculo – Lombo do Mouro – Encumeada

O percurso tem início na Encumeada e segue na direção oposta para a Levada do Norte. Após um longo túnel que leva ao lado norte da Ilha da Madeira, o caminho continua a seguir a Levada do Norte, entrando na densa floresta Laurissilva e passa por mais alguns túneis antes de começar a subida até ao Paredão. Esta subida tem mais de 200 degraus de madeira e requer alguma resistência muscular, mas a chegada ao Paredão permite esquecer a fadiga da subida com uma das mais bonitas vistas da Madeira. Está-se no coração da floresta Laurissilva, rodeada de colinas verdes e com vistas fantásticas sobre o vale de São Vicente. Depois, a corrida continua em direção à Lagoa do Caramujo. À chegada à estrada de terra de Ginjas, sobe-se um pouco mais até ao Pináculo, descendo depois para a Levada até chegar à estrada em Lombo do Mouro.

Com uma vista esplêndida sobre o vale de Ribeira Brava e o maciço montanhoso central, o regresso é feito relaxadamente até à Encumeada.