SAO VICENTE RUNNING TOUR

Altimetria 2356 m | Distância 36.5 km | Altitude min. 0 m | Altitude max. 1585 m

Percurso

São Vicente – Levada do Rodrigues – Amazónia – Folhadal – Caramujo – Estanquinhos – Assobiadouros – Fanal – Curral Falso – Ribeira da Janela – Porto Moniz

Com início no centro de São Vicente, a corrida segue montanha acima até uma levada estreita, prosseguindo por uma estrada de terra batida na zona de Ginjas e escalando até chegar a um trilho em direção a Fajã do Rodrigues, seguido até chegar à estrada de acesso à levada em Achada do Loural. Aqui, sobe-se um trilho em Folhadal inserido na floresta Laurissilva. Chegando à Levada do Norte, o percurso segue para a direita ao longo da levada até chegar às escadas para Paredão. Esta subida tem mais de 200 degraus de madeira e requer alguma resistência muscular. Ao chegar ao cimo, está-se no coração da floresta Laurissilva, rodeado por verdes colinas com fantásticas vistas panorâmicas do vale de São Vicente. Depois, a corrida continua em direção a Caramujo. Ao chegar à estrada de terra batida de Ginjas, há uma subida até atingir o Posto Florestal de Estanquinhos. Aqui, segue-se uma estrada de terra batida que leva ao planalto de Paúl da Serra, até chegar ao lugar de Pocinhas onde se encontra a estrada do Fanal. O percurso continua por uma estrada por algumas dezenas de metros para entrar no caminho do Fanal, onde, por cerca de 11 km, há fabulosas vistas no Rabaçal, na Ribeira da Janela e no Chão da Ribeira. Passando pelo Fanal, desce-se por um trail técnico atravessando algumas estradas de terra batida, indo depois pela parte final do caminho em direção a Ribeira da Janela. De ribeira da Janela, a corrida é feita pela antiga estrada regional até à vila de Porto Moniz.