URZAL RUNNING TOUR

Altimetria 2757 m | Distância 23 km | Altitude min. 389 m | Altitude max. 1671 m

Percurso

Fajã do Penedo – Lombo do Urzal – Boca das Torrinhas – Pico Canário – Fajã do Penedo

O ponto de partida deste trail é em Fajã do Penedo, Boaventura – uma freguesia na costa norte da Ilha da Madeira. Começa com uma subida suave em direção à Levada dos Tornos. Depois de contornar algumas montanhas no Lombo do Urzal, a levada atravessa uma longa, mas fabulosa subida pela montanha até Boca das Torrinhas, um bifurcação com o caminho localizado entre Pico Ruivo e Encumeada. Aqui, a corrida continua em direção a Pico Ruivo atravessando parte do maciço montanhoso central e entrando num trilho que leva ao Pico Canário. Após uma ligeira subida, a corrida é feita em trails técnicos, passando através do Pico do Milhafre e escalando a seguir a Pico Canário, de onde se pode apreciar uma vista única de Pico Ruivo.

A partir daí, a estrada é descendente até se atingir uma estrada de terra batida, por onde se corre algumas dezenas de metros, saíndo depois pelo lado esquerdo para um trail muito técnico, terminando no ponto de partida.